Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Copa do mundo X Precariedade brasileira

Não dá para negar que a maioria dos brasileiros gosta de futebol.

A copa do mundo é almejada por todos os países envolvidos com este esporte e grande parte das pessoas sonham em assistir a um jogo da seleção. Mas e se tirássemos o prazer pessoal disso tudo e analisássemos a realidade brasileira em relação à quantidade de dinheiro que o Brasil gastará até 2014 ?

Muitas pessoas protegem o mercado turísico brasileiro ao se falar em copa, mas há um problema social palpável ao nosso redor. Muito se investirá em estádios, transportes e outras coisas, enquanto isso, diversos hospitais estão precários, o sistema de saúde pública não é capaz de atender a todos com a devida rapidez, inúmeras crianças têm aula ao ar livre por falta de escola, presídios lotados etc. E qual é a função social de uma copa do mundo ? E mesmo que tiver uma, será que todo o dinheiro investido em futebol não ajudaria mais pessoas ainda ?
É natural que o mercado turístico crescerá e muitos empregos serão gerados, mas e os pequenos brasileiros que não tiveram a mesma oportunidade ?

A copa do mundo deve acontecer, mas em tempo oportuno. Quando o dinheiro for bem empregado e a função social das coisas forem cumpridas, o que é luxuoso será só mais um embelezamento para o país. Olhe a Africa do Sul, tantos estádios luxuosos e a precariedade presente ao redor de tudo. Não seria mais justo se as verbas voltassem em benefício do próprio povo ?? Lá o esgoto ainda corre no chão...Aqui, milhares de pessoas morrem na fila dos hospitais e outros milhares nascem e morrem na falta de oportunidade de progresso.

Que os proprios brasileiros sejam atraidos pelo próprio território, para depois se preocuparem em atrair os outros...

Abraços e até mais =p




2 comentários:

  1. Concordo em partes com seu comentário, mas todo o dinheiro investido nos estádios não saem da prefeitura nem do governo federal mas sim devido acordos com os clubes, federações, bancos, credores, pois o lucro serão deles posteriormente, quanto ao papel do governo é sim, promover infra-estrutura ao entorno do evento, que é mais do que obrigação com ou sem copa, e se isso incentiva o turismos e melhora perspectivas futuras, não vejo como pode ser ruim um evento destes, ruim são os prefeitos e governadores que não cumprem com aquilo que falaram que iam fazer pela saude e demais areas...

    ResponderExcluir
  2. É o Marcos ^^ tem razão, as obras maiores como os estádios e instalações para os atletas são feitos em PARCERIAS com a iniciativa privada, o governo tem de garantir a infra-estrutura para o evento.O problema é na hora da concessão para essas empresas parceiras, é ai que a corrupção se esconde. Enfim, apesar do investimento do governo ser grande algumas coisas são boas como as obras em aeroportos e em trens...

    ResponderExcluir