Pages

domingo, 14 de novembro de 2010

Onde estão as moedas de 1 centavo ?

Resolvi escrever sobre uma matéria que vi num jornal e que a maioria de vocês já devem ter se esquecido.
As moedinhas já foram símbolo de estabilidade econômica, pois valiam alguma coisa quando o Plano Real foi lançado, e hoje, ninguém se lembra delas.
Apesar de muita gente fazer questão do troco, os comércios continuam a colocar preços terminados em 99 centavos mesmo com o fim da fabricação das moedas de 1 centavo em 2004, e na hora de retornar, não dão coisa alguma. As vezes, esse troco se transforma em bala.
É direito de todos receber o centavo que lhe é de direito, e se o vendedor não possuir, deve-se arredondar para baixo.
O conselho que a Fecomercio-SP dá a seus associados é que haja a adoção de preços que possibilitem a restituição do troco. É claro que não se deve radicalizar com relação aos produtos que são vendidos por peso e na maioria das vezes têm valores quebrados.
Por que é que sempre o cliente sai no prejuízo ? Nesse esquema de 99 centavos, imagina o quanto os comerciantes ganham com 1 centavo de cada !

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda_de_um_centavo_do_real
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/03/1606602-na-falta-de-moeda-de-1-centavo-preco-deve-ser-arredondado-para-baixo.shtml






8 comentários:

  1. Mas para cada pessoa isso é ínfimo, muita gente tem mais com o que se preocupar, do que um centavo que até o fim da sua vida não vai dar 100 reais.

    ResponderExcluir
  2. pode não dar 100 reais, mas pode dar um litro de gasolina, um litro de alcool, um litro de leite, um saco de arroz, uma passagem de ônibus...essa coisa mínima que cada um deixa com os comerciantes, gera um grande montante a eles.

    ResponderExcluir
  3. Concordo arash!
    Pense o tanto que uma grande rede de supermercados
    arrecado com esses 1 centavo...

    So de raiva vou sempre pedir
    eles vao ter que me dar uma moeda de cinco dai
    HAHA'

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o quanto que o comércio deve ganhar de moeda em moeda ñ é brincadeira ñ,as pessoas ficam com vergonha de pedir o troco de 1 centavo, mas eu acho que se fosse o contrário eles ñ iriam deixar de lado ñ, a obrigação é dar o troco, não importa o quanto seja, a culpa não é nossa se eles colocam os preços tão quebrados nos produtos!!
    http://normalzero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Essa parada de dar o troco em balinha é TENSO mesmo.A parada é todo mudno passar a juntar balinhas e quando for comprar alguma coisa pagar só em balinha.Comprar uma parada de 9,99 e dar tudo em balinha certinho kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. É caro pra fazer...

    Eu tenho 3 centavos na carteira mas não acho nada terminado em 3 para poder gasta-las



    =[

    ResponderExcluir
  7. continue a pedir seus centavos de direito e uma hora terá com o que gastar

    ResponderExcluir